Irlanda: Partidos burgueses abrem a porta à UE e ao FMI

Irlanda
Porta aberta à UE e ao FMI
 
Os maiores partidos políticos irlandeses aprovaram a Lei de Finanças para 2011. No parlamento, quinta-feira(27/janeiro), e no senado, sábado, os eleitos do Fine Gael (FG), do Partido Trabalhista (labour) e dos Verdes uniram-se aos colegas do Fianna Fail (FF), actualmente no governo, e aprovaram a norma exigida pela UE e pelo FMI para desbloquear a «ajuda» ao país, no valor de 85 mil milhões de euros.

Em troca da votação favorável, o primeiro-ministro, Brian Cowen, convocou legislativas antecipadas para 25 de Fevereiro.

Aos partidos burgueses, e em particular ao FG e ao labour, pouco importa a contestação popular ao Orçamento que impõe cortes na despesa pública, subidas de impostos sobre os rendimentos do trabalho e recessão económica (o Banco Central Irlandês reviu para menos de metade o crescimento do PIB). Com o poder na mira, ambos os partidos puseram-se ao lado das medidas de «austeridade».

Só o Sinn Féin expressou o seu desacordo para com a Lei e o processo, fazendo notar não apenas que a «ajuda» da UE e do FMI vai custar caro aos irlandeses, mas também a sua oposição à aprovação do Orçamento antes da realização de eleições.


Texto original Jornal Avante em http://avante.pt/pt/1940/internacional/112442/

Veja Blog completo do Mafarrico em http://www.mafarricovermelho.blogspot.com/
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O complexo militar industrial e a energia nuclear

Tortura nas prisões colombianas: sistematismo e impunidade revelam uma lógica de Estado

Guerra na Ucrânia - Combates em toda a linha