Para onde vai a Classe Média brasileira?

Para onde vai a Classe Média brasileira?
Sérgio Prieb[1]



Karl Marx e Friedrich Engels no Manifesto Comunista, publicado em 1848, já discorriam que a sociedade capitalista tende cada vez mais a dividir-se em duas grandes classes sociais: a burguesia e o proletariado. Sob esta análise, a classe média por sua natureza de classe intermediária tende a ser conservadora, a única condição para esta tornar-se revolucionária é quando o sistema abala seu status quo, especialmente quando se proletariza.




No caso brasileiro, após a revolução de 1930 e o fim da chamada “velha república”, vê-se a construção de um novo país em que as antigas oligarquias agrárias exportadoras entram em decadência e emerge uma nova classe dominante, a burguesia industrial. Junto com a industrialização, agiganta-se o aparato burocrático estatal, sendo que o papel do Estado torna-se fundamental no processo de industrialização brasileiro. Assim, vê-se o surgimento da emergente classe operária que sai do campo em busca de melhores condições de vida nos novos empregos na indústria, assim como a classe média que vai agregar-se a uma série de ocupações recém criadas.

A partir do final dos anos 70 e especialmente nos anos 80, esta classe média passa a conhecer, em função das sucessivas crises econômicas, uma avassaladora decadência em seu padrão de vida e na possibilidade de ampliar e mesmo manter a mobilidade social anteriormente conquistada. O quadro se agrava ainda mais nos anos 90 quando da supremacia do modelo neoliberal que entre outras medidas tomadas promove o enxugamento da máquina estatal, privatiza grande parcela de empresas públicas, promove o incentivo a que servidores públicos de várias esferas peçam demissão (caso do Programa de Demissão Voluntária, PDV), além da abertura comercial, que fez com que ocorresse no Brasil uma inédita desindustrialização devido à concorrência de produtos importados mais baratos.

A crise econômica que eclodiu em 2008 trouxe consigo inúmeros efeitos danosos para a classe trabalhadora em geral e para a classe média em particular. Entre estes efeitos, podemos destacar o aumento do desemprego, a ampliação da precarização do trabalho, a perda de direitos trabalhistas, resultando em uma maior insegurança quanto ao seu futuro. Sendo a classe média entendida como uma classe intermediária, situada entre a classe operária e a burguesia, estaria a classe média caminhando para um crescente processo de proletarização e, desta forma, a uma trajetória rumo ao desaparecimento,ou se pelas suas características diferenciadas das demais classes fundamentais, estaria passível de sobrevivência e fortalecimento?

Na Europa a resposta é óbvia, basta olhar para a série de mudanças que estão se dando não somente nos países europeus periféricos, mas mesmo nos mais avançados economicamente, com o aumento da jornada de trabalho, diminuição dos salários do funcionalismo público e privatizações de serviços públicos que resultaram em manifestações de rua com repercussão no mundo todo.

Dentro deste quadro em que já se acena inclusive com o fim da classe média por autores que estudam a problemática europeia (Lojkine, 2005), no Brasil difundiu-se à exaustão a ideia de que cada vez mais pessoas estão emergindo à condição de classe média. Entre os defensores da tese da ascensão da classe média brasileira, podemos destacar pesquisas realizadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) que apontam para o surgimento de uma “nova classe média”,composta por membros da chamada classe C. Esta afirma que entre 2003 e 2009, 29 milhões de brasileiros teriam ingressado na classe C, indicando que 94,9 milhões de brasileiros comporiam a nova classe média (50,5% da população), sendo que 3,2 milhões teriam ingressado no imediato período pós-crise (Neri, 2010). Parece que além de sermos o país do carnaval e do futebol também seríamos o país em que os pobres quase em um passe de mágica viraram classe média. Infelizmente, a coisa não é bem assim.

O problema desta análise é de fundo metodológico, ao utilizar-se como único critério de classificação faixas de rendimentos médios, obtidos através de uma mera análise estatística, como o próprio autor afirma: “O mais importante é ter um critério consistente definido. A nossa classe C aufere em média a renda média da sociedade, ou seja, é classe média no sentido estatístico” (Neri, 2008). Através desta análise muitos aspectos subjetivos ficam de lado, especialmente a ocupação do indivíduo, este um bom definidor da classe em que ele está inserido, já que existem ocupações típicas de cada classe social, e estas ocupações tem demandas e perspectivas de vida geralmente consonantes com seu grau de escolaridade e padrão de vida.

Assim, esconde-se o fato que mesmo que as pessoas tenham faixas de renda próximas (no caso do estudo de Neri uma faixa de renda nem tão próxima, a classe C iria de R$1.126,00 a R$4.854,00) não necessariamente tem as mesmas condições e oportunidades. Pode se afirmar que metodologias como a utilizada por Neri só seriam adequadas para os pesquisadores que veem o indivíduo tão somente como consumidores, daí esta metodologia ser contestada por pesquisa realizada pela Unicamp: “Observando as necessidades mercadológicas, não parece haver dúvidas de que esse enfoque preenche plenamente as condições, ou seja, ele ‘capta’ corretamente os indivíduos como consumidores massificados e homogeneizados pela publicidade e pelos meios de comunicação” (Quadros, 2003).

Assim, podemos concluir que um dos fortes indicadores utilizados para enxergarmos uma expansão da nova classe média está relacionado ao seu grau de consumo. Se por um lado o acesso ao crédito possibilitou a aquisição de carros zero quilômetro vendidos em até 80 vezes, casas financiadas por até 30 anos, acesso fácil a cartões de crédito, ao cheque especial e aos empréstimos bancários, o lado perverso desta expansão do crédito está conduzindo ao mesmo tempo ao superindividamento desta classe e ao seu alto grau de inadimplência[2]. Ou seja, no nosso entender no Brasil não está ocorrendo uma passagem da classe proletária para a classe média, ao contrário, a exemplo do fenômeno mundial, uma proletarização da classe média.

Está na hora de a classe média tomar consciência de sua tendência à proletarização e juntar-se ideologicamente às demais classes que compõem o proletariado para questionar o próprio sistema em que vive. Quem sabe a terrível crise que estamos passando sirva ao menos para isso?





Bibliografia de referência
JORNAL ESTADO DE SÃO PAULO. Endividamento do brasileiro é recorde. 26 de junho de 2011,
<http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,endividamento-do-brasileiro-e-recorde,73174,0.htm>. Acesso em 09.10.2011.

LOJKINE, Jean. L’adieu à la classe moyenne. Paris: Ed. La dispute, 2005. 246 p.

MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. Lisboa: Edições Avante!,1975. 184 p.

NERI, Marcelo (org.). A nova classe média. Rio de Janeiro: FGV/IBRE, CPS, agosto de 2008. 85 p.

NERI, Marcelo (org.). A nova classe média: o lado brilhante dos pobres. Rio de Janeiro: FGV/CPS, setembro de 2010. 149 p.

QUADROS, Waldir José de. A evolução recente das classes sociais no Brasil. In: PRONI, Marcelo W.; HENRIQUE, Wilnes (orgs.). Trabalho, mercado e sociedade- o Brasil nos anos 90. São Paulo/Campinas: UNESP/Unicamp, 2003. p. 15-69.



[1] Doutor em Economia pela Unicamp, professor Associado do Dep. Ciências Econômicas da UFSM. Membro do Comitê Central do PCB.


[2] Segundo pesquisa realizada pela empresa LCA Consultores e reproduzida no jornal Estado de São Paulo, as dívidas dos brasileiros com cartão de crédito, financiamento bancário, crédito consignado, compra de veículos e imóveis passaram de 485 bilhões de reais em dezembro de 2009, para 529 bilhões de reais em abril de 2010, até atingir em abril de 2011 o montante de 653 bilhões de reais. A pesquisa demonstra que em dezembro de 2009 a dívida dos brasileiros equivalia a 35% de sua renda anual ou 4,2 vezes meses de rendimento. Em abril de 2011, este percentual subiu para 40% da renda anual ou 4,8 meses de rendimento.

Original na Página do PCB – www.pcb.org.br


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