Bem-vindos à era do “Assassinato.gov.EUA”.

O Jogo dos “Drones”
por Jeffrey St. Clair

 


"Atos que, noutros tempos, foram considerados ultrajantes, crimes contra a consciência humana decente, hoje são rotina."
"O jogo dos drones de Obama, as atrocidades que ordena em nome do império, parecem conscientemente movidas segundo um profundo algoritmo político de poder e morte."


Afinal já se sabe. A misteriosa autoridade legal do programa de matar de Barack Obama servindo-se de drones [veículos aéreos pilotados por joystick, à distância] vem-lhe de governo anterior, com interpretação elástica do poder executivo: do governo de Richard Nixon.

Num documento aterrador, de 16 páginas, conhecido singelamente como “O documento” [orig. the White Paper], um dos cérebros do Departamento de Justiça de Obama cita o bombardeamento clandestino contra o Camboja, em 1969, como antecedente e fundamento legal que justifica(ria) os ataques de drones, que hoje invadem profundamente territórios de países contra os quais os EUA não estão em guerra.

Barack Obama em sonho assassino (com drones)

 

Essa revelação espantosa vem redigida numa prosa antisséptica, de corretor de seguros que anuncia a improcedência de uma demanda, baseado em doença pré-existente. Pois é. O bombardeamento do Camboja (também chamado “Operação Menu”), que envolveu mais de 3 mil ataques aéreos, foi universalmente, ou quase, denunciado como crime de guerra. Agora, o governo Obama consagra oficialmente o crime e a atrocidade, como precedentes que legaliza(ria)m as matanças que o próprio governo autoriza.

Desde a eleição de Obama, a CIA coordenou cerca de 320 ataques de drones só no Paquistão, nos quais mais de 3 mil pessoas foram mortas, 900 das quais, civis. Entre os mortos há, no mínimo, 176 crianças. Nunca antes foi tão fácil assassinar, tão sem riscos.

Os liberais escarneceram George W. Bush por se autointitular “O Decididor”. Bush serviu-se dessa expressão patética para defender-se contra acusações de que Cheney e sua gangue de neoconservadores mandavam e desmandavam na guerra do Iraque. Mas a postura de Bush sempre seria menos absurda que a imagem de Obama, pio leitor das homilias de Santo Tomás de Aquino, quando examina pessoalmente os nomes que apareçam em sua lista-de-matar a tiros de drones telecomandados e assiste vídeos exclusivos dos corpos destroçados por seus mísseis Hellfire.


Obama e Bush, mesma
psique assassina


A psique assassina de Bush, pelo menos, expunha-se à análise e explicação. Talvez a sanha de sangue de “Dábliu” se explique por uma fixação freudiana na patética tentativa, de Saddam, para expulsar o Bush-seu-pai da cidade do Kuwait. Talvez ele seja acossado por espasmos subconscientes de culpa por ter permitido que o 11/9 acontecesse durante seu mandato. Mas qual é a força motriz da selvageria de Obama? Diferente de Bush, que tendia a deixar ver lapsos de estresse emocional, Obama opera sem emoção, gelado como um sociopata político.

O jogo dos drones de Obama, as atrocidades que ordena em nome do império, parecem conscientemente movidas segundo um profundo algoritmo político de poder e morte.

A esquerda norte-americana mantém-se em grande medida insensível às transgressões de ordem moral e constitucional de seu “líder”, deixando à vista só a ridícula, patética figura de Rand Paul, encarregado de desdizer aquelas operações mortíferas, malignas. E o honrado, admirável movimento de Paul, quando discursou por mais de 24 horas, tentando obstruir a sessão do Congresso [orig. filibuster] que confirmaria a indicação de Brennan, mestre dos drones, para dirigir a CIA é ridicularizada como exercício paranoico comparável aos dos Frank-Richs e Lawrence-O’Donnells.

A Esquerda profissional, do cáucus progressista aos robóticos militantes de Moveon.org, nada tem a declarar, não faz qualquer objeção e não organiza protestos contra os pré-santificados atos de assassinato do governo Obama, de pré-santificada violência contra os inimigos do Império.



Pior: comportam-se como eunucos políticos, com oferendas, tributos, “solicitações” degradantes ao Mestre Supremo, cada vez que Obama destila sua conversa fiada ideológica.

O presidente deu-nos aula máster de hipnotizador político: transformou a Esquerda Antiguerra dos EUA em funcionários operadores da equipe de gestão imperial.

A Ciber-Esquerda é mantida rigidamente alinhada e perfilada pelos arquitetos do opinionismo liberal. De David Corn a Rachel Maddow, a imprensa-empresa dita progressista atua em sinistra harmonia com a agenda neoliberal do governo. Caninamente ignoram as depredações que Obama tem provocado na Constituição e, em vez de protestar, devotam mega hectares de telas e de ondas de rádio e televisão a discutir a “crise fiscal” e o casamento de homossexuais burgueses.


Noite após noite, nos impingem discussões colaterais – como Hitchcock introduzia o suspense para a cena seguinte em seus filmes? – o enredo de novelas e a vida privada de celebridades, exclusivamente planejadas para distrair a atenção dos públicos, para que ninguém veja o jogo que está sendo jogado. E o comentariato liberal, os “especialistas” incansavelmente entrevistados, ou sempre os mesmos, ou qualquer um, desde que diga exatamente o que o outro disse antes dele, sabujamente, são complacentes com a fúria sanguinária dos esquadrões da morte movidos à controle remoto de Obama, mesmo diante da sombria evidência de que o programa de drones é criminoso. Ataque após ataque, raid após raid, assassinato após assassinato, lá estão eles: sempre mudos. Mas esse silêncio só faz ver a cumplicidade, a falta de consciência da própria culpa. Todos têm os dedos marcados, imundos, de sangue longínquo.


Até Nixon, o ápice do violentador, foi sacudido por defecções entre seus subordinados, gente que desertou do governo, auxiliares, assessores que chegaram ao próprio limite e renunciaram envergonhados. Um desses foi Roger Morris. Morris, colaborador ocasional de nosso CounterPunch, trabalhou no Conselho de Segurança Nacional durante o governo de L. B. Johnson e prosseguiu, depois da eleição de Nixon, sob a chefia de Henry Kissinger. Na primavera de 1970, com os bombardeios clandestinos no Camboja, Morris renunciou ao cargo e à carreira. Os tempos mudaram.

 
Onde estão as figuras equivalentes, em consciência, na Casa Branca de Obama? Ou, que fosse, no Partido Democrata? Acabaram-se os vazamentos? Acabaram-se as renúncias por dever de consciência? Talvez o show mais escandalosamente claro seja a perseguição ensandecida contra Bradley Manning. Não se admitirão a contradição, nem o contraditório, não importa o pressuposto legal, nem o pressuposto moral. De fato, serão considerados sedição e serão punidos pela sanção suprema do presidente e seu governo.

Atos que, noutros tempos, foram considerados ultrajantes, crimes contra a consciência humana decente, hoje são rotina.

Bem-vindos à era do “Assassinato.gov.EUA”.
 
 
Jeffrey St. Clair é editor do blog CounterPunch. Seu mais recente livro (escrito com Joshua Frank) é Hopeless: Barack Obama and the Politics of Illusion (AK Press).
 
 
 
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu
 
 
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O complexo militar industrial e a energia nuclear

Tortura nas prisões colombianas: sistematismo e impunidade revelam uma lógica de Estado

Guerra na Ucrânia - Combates em toda a linha