PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO SAÚDA A MILITÂNCIA DO PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS E DESEJA ÊXITO PARA A FESTA DO AVANTE

PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO SAÚDA A MILITÂNCIA DO PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS E DESEJA ÊXITO PARA A FESTA DO AVANTE



Há mais de noventa anos vigora a amizade fraterna e internacionalista entre os comunistas do PCB e do PCP, para muito além do idioma comum e da história entrelaçada dos nossos povos e dos nossos países.

Fomos forjados sob a inspiração da Revolução Russa e sempre nos alinhamos sem vacilações no Movimento Comunista Internacional.

Na vigência das ditaduras burguesas no Brasil e em Portugal, os comunistas perseguidos sempre encontraram solidariedade recíproca. Muitos portugueses militaram no PCB; muitos brasileiros militaram no PCP.

Por isso, é com profunda tristeza que não pudemos enviar uma delegação do nosso Partido à generosa e combativa Festa do Avante. Quando recebemos um convite padrão da Secretaria Internacional do PCP, consultamo-la sobre a possibilidade de dispormos de um stand próprio na Festa e de podermos expor nossas posições políticas no tradicional Espaço Internacional. Infelizmente, recebemos como resposta que “de acordo com o convite que vos dirigimos não prevemos espaço para um stand do vosso Partido; do mesmo modo, quando programamos a intervenção política no quadro da Festa, dirigimos convite expresso nesse sentido”.


Mesmo lamentando a impossibilidade de darmos a conhecer aos camaradas portugueses as nossas opiniões sobre a conjuntura internacional e sobre nosso país em particular, respeitamos, como princípio, a decisão da direção do PCP.

Seria uma boa oportunidade para os camaradas conhecerem as diferenças, no campo da tática e da estratégia, que mantemos em relação aos companheiros dos dois partidos brasileiros convidados plenos da Festa do Avante (PT e PcdoB), considerados no sítio do PCP como as “forças mais avançadas e progressistas brasileiras”.

De qualquer forma, para que os camaradas portugueses que tiverem acesso à presente saudação possam ter uma ideia dessas diferenças, divulgamos abaixo a última Nota Política do nosso Partido acerca do atual governo brasileiro, do qual fazem parte os dois partidos convidados.


Longa vida ao Partido Comunista Português!
Pela inquebrantável amizade entre os comunistas portugueses e brasileiros!
Pelo internacionalismo proletário! 

PCB – Comissão Política Nacional 6 de setembro de 2012 


Leia abaixo a Nota Política do PCB: (Um governo a serviço do grande capital)
http://resistir.info/brasil/declaracao_20ago12.html



Nota do Mafarrico: Como português e comunista, vivendo no Brasil há muitos anos, lamento que o PCB não tenha sido tratado adequadamente e convidado a participar ativamente na Festa do Avante. Percebo, que a área internacional do PCP é míope em relação ao Brasil e não percebeu ainda que o PCdoB de comunista ,atualmente, só tem o nome. É a última "folha de parreira" que um dia uma leve brisa irá desnudar.


Comentários

  1. Olá camaradas
    Foi com surpresa e alguma ignorancia que li a vossa posição política sobre a nossa festa do Avante e sobre o meu Partido.
    Sou militante comunistas desde 1973 e sou deputado municipal da Marinha Grande mais de 20 anos.
    Gostaria de ter contactos sobre o vosso Partido irmão, pois quando estive em Tocantins contactei alguns camaradas do PC do B, mas sinceramente fiquei com a ideia que ideologicamente sao muito fracos.
    Também não entendo a posição do meu Partido sobre a opção de ter na festa o PT, pois até me deixa sem comentários, porque esse partido de comunista não tem nada.
    Gostaria de receber notas vossas para meu email
    puscascor1@gmail.com
    Abraço fraterna e comunista
    Pelo SOCIALISMO RUMO AO COMUNISMO

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O complexo militar industrial e a energia nuclear

Tortura nas prisões colombianas: sistematismo e impunidade revelam uma lógica de Estado

Campo de Concentração do Tarrafal - o Campo da Morte Lenta