Preconceito fascista em FRANÇA



Ficheiro secreto contra ciganos
A polícia francesa utiliza desde há vários anos um ficheiro secreto e ilegal com dados pessoais de ciganos franceses e estrangeiros.

Segundo revelou o LeMonde.fr, no dia 7, o arquivo denominado MENS, sigla de minorias étnicas não sedentarizadas, constituído pelo Gabinete Central de Luta Contra a Delinquência Itinerante, viola claramente a lei francesa que proíbe bases de dados não declaradas com menção de origem racial e étnica, delitos que são punidos com cinco anos de prisão e 300 mil euros de multa.

Na posse de documentos comprovativos, dois advogados das quatro principais associações de ciganos e de nómadas apresentaram na passada semana uma queixa ao procurador de Paris.

O Ministério do Interior afirmou, num primeiro instante, que «não tem conhecimento» de tal ficheiro e a própria polícia desmentiu a sua existência. Porém, horas mais tarde veio reconhecer em comunicado que existiu mas foi destruído em Dezembro de 2007.

Por seu lado, o ministro do Interior, Brice Hortefeux, declarou que «a confirmar-se a existência desse ficheiro» irá «retirar todas as consequências».




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O complexo militar industrial e a energia nuclear

Tortura nas prisões colombianas: sistematismo e impunidade revelam uma lógica de Estado

Campo de Concentração do Tarrafal - o Campo da Morte Lenta