ETA aceita verificação


Humor Político: A ETA pacifista
ETA aceita verificação
Fonte: Jornal Avante

A organização armada independentista basca ETA anunciou em comunicado o seu «compromisso de colaborar com a Comissão Internacional de Verificação», considerando esta iniciativa como «um passo importante» para avançar no processo de solução do conflito.


A Comissão Internacional de Verificação foi apresentada na terça-feira, em Bilbau, numa sessão em que estiveram presentes, entre outros, representantes de partidos, sindicatos, associações empresariais e Igreja católica. A sua missão é avaliar o cessar-fogo permanente declarado pela ETA, em 10 de Janeiro último.
O governo espanhol recusou envolver-se na iniciativa, que é conduzida por especialistas internacionais. A comissão é constituída por Ram Manikkalingam, director do Grupo de Assessores para o Diálogo (DAG) de Amesterdão, que foi assessor principal do presidente do Sri Lanka no processo de pacificação neste país; Ronnie Kasrils, colaborador de Nelson Mandela na África do Sul; Raymond Kendall, secretário-geral da Interpol entre 1985 e 2000; Chris Maccabe, protagonista das negociações que conduziram ao Acordo de Sexta-feira Santa na Irlanda; e Satish Nambiar, vice-chefe do Estado-maior das Forças Armadas da Índia. A coordenação dos trabalhos é assegurada pela holandesa Fleur Ravensbergen.

O Mafarrico Vermelho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O complexo militar industrial e a energia nuclear

Tortura nas prisões colombianas: sistematismo e impunidade revelam uma lógica de Estado

Campo de Concentração do Tarrafal - o Campo da Morte Lenta