Cuba – a verdade dos factos


Cuba – a verdade dos factos

por Ângelo Alves


A propósito da morte de Orlando Tamaya desenvolve-se na comunicação social dominante, internacional e nacional, uma intensa campanha contra Cuba. Uma situação lamentável é aproveitada para fazer reviver o chorrilho de acusações e preconceitos anticomunistas e para dar fôlego às manobras de ingerência e tentativa de isolamento contra Cuba, o seu povo e a sua Revolução.


Alguns dos que até ao momento da sua morte nem sequer sabiam da existência de Orlando Tamayo elegem-no agora como «mártir» da «luta pela democracia». Para tal ocultam convenientemente que as condenações de Orlando Tamayo nada tiveram a ver com questões políticas. Ocultam que Tamayo era um cidadão julgado e condenado desde 1993 por sucessivos crimes previstos na Lei e na Constituição do seu País como os de violação de domicílio, de agressão grave, de posse de arma, de burla, alteração da ordem e desordem pública. Ocultam que Tamayo foi libertado sob fiança em Março de 2003 e que foi novamente preso após reincidência e que nem a lista dos chamados «presos políticos», elaborada em 2003 pela então Comissão de Direitos Humanos da ONU como elemento de ataque contra Cuba, incluía o seu nome. Orlando Tamayo não era um preso político, reivindicou para si essa condição em função da acumulação de penas, e os grupúsculos da chamada «oposição» cubana viram na instrumentalização dessa sua opção uma oportunidade para recuperar da sua descredibilização, avançando com medidas como a da canalização de verbas da fundação cubano-americana para a sua família.


Os mesmos que acusam Cuba de ter «assassinado premeditadamente» Orlando Tamayo ocultam que não há registo de maus tratos por parte do sistema prisional cubano. Ocultam que, pelo contrário, tudo foi feito para o tentar demover da sua greve da fome e que Orlando sempre foi acompanhado pelos serviços médicos cubanos, como o demonstra o facto de ter sido operado em 2009 a um tumor cerebral. Os que acusam Cuba de ter assassinado Tamayo são os mesmos que ocultam que a sua greve de fome foi incentivada por organizações como as «damas de branco», a fundação cubano-americana ou a rádio que ilegalmente transmite sinal a partir de Miami. A morte de Orlando Tamayo deve ser lamentada, este cidadão cubano não merecia morrer, mas os responsáveis pela sua morte são os que o incentivaram a levar a sua decisão até às últimas consequências.


Os mesmos que destilam o seu ódio anticomunista a propósito deste caso são os mesmos que colaboram com aqueles que na ilha de Cuba, na base militar dos EUA de Guantanamo, mantêm, sem direito a acusação e a julgamento, presos que, como está sobejamente provado, foram e são submetidos às mais horrendas torturas, privações, maus-tratos e humilhações. São os mesmos que se calam perante os 30.470 cidadãos assassinados pelos paramilitares colombianos nos últimos 20 anos, perante o golpe de estado nas Honduras e o assassinato de militantes pela democracia, perante o criminoso bloqueio contra Cuba, a reaccionária posição comum da União Europeia face a este País ou a infame decisão da Administração Obama de incluir Cuba na lista de patrocinadores de terrorismo. São os mesmo que esquecem as centenas de vítimas cubanas do terrorismo norte-americano, os mesmos que fingem não ver as denúncias da infiltração de grupos de comandos colombianos na Venezuela com uma lista de execuções de dirigentes comunistas e progressistas venezuelanos ou que classificam como «um sucesso» os recentes massacres de dezenas de civis no Afeganistão.


Mas esses que instrumentalizam a morte de um homem para prosseguir a sua ofensiva anticomunista têm dois problemas. O primeiro é a verdade: Cuba não é um Estado opressor e agressor e a sua população sabe-o bem. O segundo é a realidade: Cuba lidera, com outros países da América Latina, processos de afirmação progressista e de integração regional que estão a reduzir o campo de manobra daqueles que continuam a insistir na conspiração para manter o seu domínio na região.




Comentários

  1. Recebi este filme do Youtube, gostei muito. A verdade o mundo precisa saber, mas não passa na TV.

    Por favor quem é Santanelli?

    Discurso de Gaddafi na ONU
    http://www.youtube.com/watch?v=IhBiaV9yznU

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Ao companheiro Probus,

    Também não sei quem é Santanelli? pelo que vi, era uma referencia ao Lula.

    Mafarrico

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por sua atenção NOBRE camarada. Mafarrico é o capeta, traquino, pertubador, inquieto...

    Escrevi para a Líbia, Comunidade do Livro Verde do líder Líbio, mas não obtive resposta. E a íntegra do discurso dele na ONU ano passado é INCRÍVEL, mas o MUNDO não quis LER.

    Aqui no BraZil a CRUEL MÍDIA esconde o escândalo vergonhoso da Pedofilia do Vaticano, na Irlanda, Alemanha e, dentro do nosso país.
    Os católicos INFLUENCIAM demais contra NOSSO presidente e favorecem os LATIFÚNDIOS estrangeiros ligados ao DEM e ao PSDB, já é uma questão CULTURAL.

    VEJA ESTA NOTÍCIA: Religiosos são afastados por escândalo sexual em AL

    http://br.noticias.yahoo.com/s/16032010/25/manchetes-religiosos-sao-afastados-escandalo-sexual.html

    Procure no youtube a série de vídeos, são cinco partes ANTES QUE O VATICANO AJA E RETIRE.

    Programa Conexao Reporter - Pedofilia Arapiraca Parte 03

    http://www.youtube.com/watch?v=NaUM7dsvl5E

    Filmaram TUDO, conta todas as IMUNDICES. É uma MÁFIA Hiper-Estruturada, HISTÓRICA, secular. Fez um PADRÃO DENTRO DA SOCIEDADE onde a OMISSÃO e o DESCASO imperam. É só a ponta de um iceberg, CREIA.

    Tudo, contra a CRIANÇA.

    Tudo, contra o pobre, contra o desinformado.

    Tudo, à favor que a IGNORÂNCIA prevaleça.

    Tudo, encobertados por quem?? Pelos interesses da Maçonaria brasileira ligadas ao Estado de Israel e ao lobby de Washington.

    Lembro a você, companheiro, camarada, que a Revisão da TNP é em maio e, o BraSil NÃO vai assinar. NÃO suportamos mais as falsidades, unilateridades e imparcialidades da AIEA, ONU e OTAN.

    Camarada, desculpe qualquer coisa.

    Verifique nas suas fontes sobre as Bases EUA de Okinawa, Japão. Pois, se os EUA forem expulsos do solo nipônico, será feito uma nova Constituição Federal e dará fim a subserviência e atrocidades ao povo nipônico depois de 65 anos de INGERÊNCIA ianque no CORRUPTO Parlamento Japonês.

    Lá o Partido Comunista ganha mais força a cada dia aliada a comunidade jovem.

    Aqui no BraZil, tem a segunda maior comunidade nipônica no mundo, depois do Japão.

    Qualquer dia, o sol, no Oriente, poderá nascer: VERMELHO

    ResponderExcluir
  4. Camarada Probus,

    Não há o que desculpar!!
    É um prazer , postar seu comentário neste espaço!
    Um Abraço
    O MAFARRICO

    ResponderExcluir
  5. Nobre camarada, é que eu sou um perigo quando escrevo. Não sei, as vezes me perco, e a emoção me guia.

    O problema da Igreja Católica aqui, vai afetar os evangélicos também, que seguem no mesmo rumo da impunidade e crimes similares. E o absurdo, são donos de muitos canais de TV e Rádio.
    Como disse-lhe, "eles" COMANDAM a MÍDIA porque formam os CURRAIS ELEITORAIS já dentro dos seus malignos cultos. Isso, ao custo do pobre, do desfavorecido, do esquecido, do excluído.

    VEJA ESTA, já esquecida pela mídia:

    Pastores Evangélicos Presos por Tráfico de Armas
    "...a polícia encontrou fuzis desmontados escondidos no carro deles. Segundo os investigadores mais um pastor estaria envolvido no tráfico internacional de Armas."
    Quem alimenta e contribui com isso já tinha sido alertado aqui no BraSil por Wálter Maierovitch "Os narcos de Cristo" em 09/10/2009

    http://www.cartacapital.com.br/app/coluna.jsp?a=2&a2=5&i=5240

    Faço uma correção: Quando eu disse no texto anterior "unilateridades e imparcialidades da AIEA...", eu quis dizer PARCIALIDADES.

    A Questão Nipônica: Camarada, conheço a história de um jaz diplomata que doou sua vida a sua comunidade e ao Governo Japonês, recebeu todos os Títulos e Honrarias por sua contribuição aos conterrâneos. Camarada, muito se esconde por trás daquele povo, lembro a você camarada, que, além de um "Deus Vivo" no Vaticano, tem um "Deus Vivo" por trás do Portão Sakurada, no Palácio Imperial Japonês, em Tóquio. Divindade e cultura esta, bem antes de Pedro... A Divindade de Showa Michinomiya Hiroito foi o MAIOR problema de Harry Trumman e, dos muitos CIÚMES de Pio XII que não queria um tão forte "Deus Vivo" concorrendo no pós-guerra. Foram estas duas peças que condenaram o Japão a subserviência e as vitimas do átomo ao esquecimento: Os Hibakushas...

    Pergunto a você camarada, quem pagará esta conta??

    Mais de cem deles moram no BraZil e ainda existem mais de 200.000 hibakushas vivos, vivos?? Será??

    Com sua permissão companheiro, camarada:

    05/03/2010
    Fidel Castro Ruz, Havana

    O último encontro com Lula

    Publicado na versão em português do jornal Granma.

    http://www.operamundi.com.br/opiniao_ver.php?idConteudo=1066

    Discurso do Líder Muammar Khadafi
    64ª Sessão da Assembléia Geral das Nações Unidas
    23/09/2009

    http://www.mcrlebye.org/portugues/NEWS/2009/ID01.23.09.009.htm

    Malvinas – um rabinho do colonialismo britânico – mas cheio de petróleo
    02/28/2010

    http://port.pravda.ru/news/mundo/28-02-2010/29024-malvinas-0

    http://port.pravda.ru/news/mundo/29024-1/

    http://port.pravda.ru/news/mundo/29024-2/

    Sinta-se abraçado camarada.

    ResponderExcluir
  6. ai galera tao de parabens nao deixxem esses americanos safados colar agt como troxa
    um abrasao ai

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Redesenhar o mapa da Federação Russa: Partição da Rússia após uma III Guerra Mundial?

DESENVOLVIMENTO DO HOMEM E DA SOCIEDADE - Da comunidade primitiva ao fim do feudalismo

O movimento operário e sindical