A acumulação capitalista e o subimperialismo

A acumulação capitalista e o subimperialismo
Novas bases militares, golpe de estado em Honduras, desestabilização e guerra levada a cabo contra os governos da região: uma política agressiva do Império hegemônico Estadunidense marca as experiências sociais em América Latina.
Frente a isto, se levantam as intenções nacionalistas que, com tintas reformistas, aprofundam a via neoliberal mediante políticas de estímulo ao capital financeiro e ao agronegócio.
Assim tem ocorrido com o Brasil no governo encabeçado pelo Presidente Lula, experiência que vem desatando uma intensa polêmica sobre a direção que leva e suas repercussões para as lutas em toda America Latina. Este é sem dúvida um fenômeno complexo que, ante a ofensiva Estadunidense, reclama uma análise que recorra a multiplicidade de elementos e matizes que a explicam.
A este fato contribui, pensamos, revisitar o texto clássico de Rui Mauro Marini “A acumulação capitalista mundial e o subimperialismo”(clique aqui, PDF em espanhol) publicado em 1977.
Um texto que supera o simplismo que coloca nossas sociedades como meras vítimas imperialismo e assinala o papel dos grupos de poder que nos governam. Um texto cuja validade aumenta devido ao papel que Brasil, e de outro modo também o México, adotaram na região e na reconfiguração mundial.
Texto original em espanhol em http://www.geopolitica.ws/leer.php/166
Tradução Carlos Coutinho
Comentários
Postar um comentário